1932: nasce a escola dos Padres Franciscanos da Igreja Matriz

antigo.jpg

Quarenta e sete alunos marcaram as primeiras atividades do Colégio São José, fundado no ano de 1932 pelos padres franciscanos da Igreja Matriz. Logo após, em 1934, a pedido da Paróquia, aportaram em nossas águas os frades da congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, Frei Tarcísio Tompel e Frei Câncio Tyborra vindos da Alemanha, fixaram-se em Porto União e iniciaram seus trabalhos na primeira sede da escola, localizada na Avenida João Pessoa.

Em 2022 o Colégio São José comemora seus 90 anos de atuação, formando gerações de cidadãos bem sucedidos que comprovam sua excelência. Sempre preocupados com a qualidade, o lema “Ensino Forte” guia a comunidade escolar.

A base franciscana impulsiona o trabalho na sociedade e faz do Colégio São José uma instituição engajada.

Acreditamos na transformação do mundo por meio de uma educação de qualidade e assim ajudamos nossos alunos a identificarem seus próprios talentos e realizarem boas escolhas.

alunos.jpg
PART.png

O nosso hino:
"Ei, avante estudante
do Colégio São José

Música: Emílio Tabuada
Letra: Estevão Juk

Eia! Avante, estudante do Colégio São José

Para a luta, para a glória,

Pela pátria e pela fé

Estudante do Sul ou do Norte

Não te rendas ao duro trabalho

Segue, pois com o espírito forte

A orquestra do sino e do malho

E nas horas de luta ou bonança

Nesta terra ou chão estrangeiro

Traze vivo na tua lembrança

O auri verde pendão brasileiro.

Jamais sintas qualquer preconceito

Ofensivo à raça ou grei!

Tu só deves sentir no teu peito

O respeito à cruz e à lei!

Vamos pois para a luta, unidos

Empunhando os livros e a cruz

Com a cruz não seremos vencidos,

Com os livros em busca de luz.

ESTEVAO.jpg

Professor Estevão Juk