ENSINO FUNDAMENTAL I

“Educar a mente sem educar o coração,

não é educação.” (Aristóteles)

Aqui nós incentivamos a criança a ser sujeito da aprendizagem, com autonomia.

Motivamos a investigação, a observação e a ação sobre a realidade. Do 1º ao 5º ano, o estudante aprofunda a construção de valores e compreende seu papel como cidadão.

Nosso material favorece o desenvolvimento de competências e habilidades, conexões entre conhecimentos, autonomia, solidariedade e amizade. A aprendizagem se dá de forma dinâmica e criativa, na busca do domínio das competências, da lógica, da pesquisa e da compreensão do mundo.

No primeiro aninho, recebemos carinhosamente os mais novos alunos do Fundamental I, com expectativas para a nova série e novo ciclo da vida estudantil dos pequenos. Para a escola, é mais um dos momentos mágicos e lúdicos: conectar-se ao mundo das letras e dos números.

O segundo ano, é eleito para alfabetizar e iniciar a formação do leitor. É a fase de adquirir mais autonomia, tanto intelectual como comportamental. Além disso, as normas e os valores sociais começam a organizar a rotina nos ambientes escolares com as crianças.

No terceiro ano, concretizamos a alfabetização e ingressamos, para valer, na interpretação. Assim, conceitos de todas as áreas do conhecimento começam a ser absorvidos intelectualmente. Curiosos, expansivos, agitados na maioria das vezes e buscando sempre companhias. É o exercício de se mostrarem mais sociáveis na escola.

A entrada para o quarto ano é marcada por mais professores, maiores responsabilidades e no trabalho com a autonomia, para resolver suas questões pessoais e pedagógicas. Um ano repleto de mudanças

comportamentais e de amadurecimento na aprendizagem escolar.

O quinto ano finaliza o ciclo Fundamental I e faz a transição para o Fundamental II. Eles já se sentem mais "mocinhos e mocinhas". Começam a concretizar muitos dos conceitos que aprenderam desde o início do primeiro aninho. Prontos para novas descobertas!

fund 1.png

Psicologia Escolar

A psicologia, atuando na escola, vem auxiliar a criança a lidar com as suas emoções, oferecendo a ela o acolhimento necessário, um espaço de confiança e escuta ativa, orientação e compreensão de si e a empatia com o outro. Também busca identificar e orientar familiares e educadores a lidarem com determinados desafios escolares observados nos alunos. Proporcionando assim, um ambiente escolar facilitador do desenvolvimento socioemocional de modo descontraído com as crianças.